cover
Tocando Agora:

Câmara de BH aprova projeto que reduz distância mínima para construções perto de rodovias

Anel Rodoviário de Belo Horizonte Reprodução/TV Globo A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou em definitivo o projeto de lei que reduz a faixa mínima ...

Câmara de BH aprova projeto que reduz distância mínima para construções perto de rodovias
Câmara de BH aprova projeto que reduz distância mínima para construções perto de rodovias (Foto: Reprodução)

Anel Rodoviário de Belo Horizonte Reprodução/TV Globo A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou em definitivo o projeto de lei que reduz a faixa mínima para construções próximas às rodovias da capital. A proposta, enviada ao Legislativo municipal pela própria prefeitura, foi votada em segundo turno nesta terça-feira (14). A atual legislação do município exige um recuo de 15 metros entre edificações e pistas. Com a aprovação da mudança, essa distância cai para cinco metros. O texto segue para sanção do prefeito Álvaro Damião (União Brasil) antes de entrar em vigor. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp Na prática, o PL viabiliza a construção de casas, comércios e a regularização de imóveis já existentes próximos às rodovias, que, segundo a prefeitura, também exercem a função de vias urbanas. Para a administração municipal, a diminuição do recuo e a ampliação da faixa edificável flexibiliza a utilização desses terrenos. Câmara Municipal de BH vota hoje projeto que pode mudar a forma como a cidade ocupa terrenos ao lado de rodovias Veja os vídeos que estão em alta no g1 Tramitação Durante a tramitação na Câmara, uma audiência pública foi realizada em agosto deste ano para discutir o projeto. Na ocasião, alguns parlamentares levantaram a necessidade de garantir direitos às ocupações às margens das pistas já consolidadas e prever estudos de segurança para novas obras. “Há uma confusão entre faixa de domínio e ocupações antigas. Esse projeto busca regularizar empreendimentos já consolidados que estão próximos a rodovias federais e enfrentam dificuldades de regularização urbanística”, explicou Miranda. Representantes da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) ponderaram que o aumento da área edificável poderia beneficiar as famílias, já que a prefeitura terá permissão para fazer intervenções estruturais que atualmente são vedadas pela legislação. Regiões afetadas A proposta tem impacto direto em bairros como Olhos D’Água, Betânia, Santa Maria, Caiçara, São Francisco e Maria Goretti, que estão próximos às principais rodovias de BH e Região Metropolitana. Segundo o líder do governo na Câmara, vereador Bruno Miranda (PDT), o projeto não trata diretamente das casas e vilas erguidas de forma irregular às margens das pistas. “É importante garantir serviços básicos e segurança para quem vive próximo às rodovias. A prefeitura agora é responsável pela gestão dessas áreas, antes sob o cuidado do DNIT. Se houver desocupações, é preciso discutir alternativas como aluguel social e moradias populares”, disse Pedro Patrus (PT). A proposta ainda condiciona as novas construções com recuo reduzido à permissão do Conselho Municipal de Política Urbana de Belo Horizonte (Compur). LEIA MAIS: Câmara de BH aprova em 1º turno projeto que reduz distância mínima para construções perto de rodovias Prefeitura de BH anuncia R$ 1 bi do Brics para obras do Anel Rodoviário

Fale Conosco